segunda-feira, 2 de novembro de 2015

FAIXA AZUL, A GRANDE SACADA

Avenida Dona Constança - Jatiúca

Começou a funcionar em 01/06/2015, a faixa azul da Avenida Comendador Leão e Dona Constança nos bairros do Poço e Jatiúca respectivamente.
No primeiro momento a implantação da faixa dividiu opiniões, mas passados cinco meses com os ajustes necessários as vias citadas desafogaram o caótico trânsito da região.
Para os usuários de ônibus a faixa azul trouxe muito mais mobilidade, principalmente nas horas de grande fluxo.
A ideia inicial era que a faixa azul fosse um corredor exclusivo para ônibus em virtude do grande número de pessoas que utilizavam o transporte. A faixa comtemplava também os veículos que necessitassem uma conversão à direita, dentro de um trecho máximo de 200 metros ou duas quadras.
Em virtude de várias reivindicações a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), autorizou transitarem além dos ônibus, táxi com passageiros e bicicletas.
Mesmo com vários problemas estruturais no trânsito de Maceió, a Faixa Azul passou a ser um BUM!, uma grande sacada, bastou um simples dimensionamento e proporcionou o rolamento do trânsito com muito mais fluidez.

Esperamos que os mudanças não fiquem restritas as faixas. Oxalá os veículos leves sobre trilhos (VLT) saiam das gavetas e venham atender a grande massa.

Texto: Alcides Sales – 30/10/2015 para o blog sinal verde à mobilidade urbana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário