quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Plano de Mobilidade Urbana para Grande Maceió em debate


A Secretarira de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) deu andamento, nesta segunda-feira, 8, aos debates sobre o Plano de Mobilidade Urbana para Maceió e o seu entorno. Uma reunião técnica reuniu, além da Setrand, a Secretaria Municipal de Planejamento, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A visualização das propostas dos órgãos foi o foco do encontrou, pois ela interfere diretamente no desenvolvimento urbano - considerando as três esferas governamentais - com a remodelagem dos cenários previamente programados, a fim de se ter um panorama atualizado dos projetos de desenvolvimento urbano, bem como um alinhamento de encargos por parte de cada órgão participante, visando compatibilização projetos, uma vez que todos eles discorrem sobre mesma temática.

Para Roberta Rosas, superintendente de Transporte e Logística da Setrand, as discussões acerca da mobilidade urbana se mostram cada vez mais necessárias, e é daí que surge a necessidade de se pensar em planejamento urbano integrado. Para ela, os projetos não devem ter impacto apenas momentaneamente, é primordial pensar no futuro de modo abrangente e planejado.

“É indispensável a realização de reuniões como a de hoje, que reúne todos os órgãos que tratam de mobilidade urbana, em todas as suas esferas de governo, e tratam dessa problemática em sua forma mais ampla possível. Afinal, o que preconiza a lei nacional de mobilidade urbana é o acesso universal à cidade, por todas as pessoas, do ponto de vista da acessibilidade e do transporte coletivo”, disse Rosas.


O encontro significou, sobretudo, o fechamento da segunda fase do processo para a elaboração do Plano de Mobilidade para a grande Maceió, o diagnóstico.

O processo para a elaboração do plano é composto por quatro etapas: etapa um, caracterizada pela montagem do banco de dados resultante da Pesquisa de Origem e Destino (OD), com dados detalhados acerca da caracterização dos habitantes da região metropolitana de Maceió, quanto ao seu grau de instrução, renda, condição de moradia, gênero, idade e atividade declarada.

A etapa dois, segundo o cronograma, – que consiste no diagnóstico dos projetos apresentados pelos dos órgãos que lidam com a temática da mobilidade urbana no Estado.

Por outro lado, a etapa três se traduz em propostas sugeridas  por uma simulação de rede computacional – modelo canadense EMME. Por fim, a etapa quatro – lançamento das propostas e diretrizes através do Plano de Mobilidade em si.

“É imprescindível que todas as propostas apresentadas trabalhem juntas, em harmonia. É fundamental manter também a regularidade desses encontros que tratam do mobilidade urbana, para que possamos traçar, através das discussões, novas formas de visão para questão da mobilidade não só para a região Metropolitana Maceió, mas futuramente para Arapiraca e todo o Estado de Alagoas”, concluiu a superintendente de Transporte e Logística da Setrand. 





Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/6/plano-de-mobilidade-urbana-para-grande-maceio-comeca-a-ser-discutido

Nenhum comentário:

Postar um comentário